terça-feira, 26 de julho de 2011

Assista o Vídeo Programa Aventura Segura



Versão reduzida do vídeo lançado no dia 15 de julho de 2011 pela ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura lançou, no Espaço do Profissional durante o 6º Salão do Turismo em São Paulo-SP. 

Trata-se de um vídeo-documentário sobre o Programa Aventura Segura (PAS). Iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o SEBRAE Nacional executada pela ABETA, o programa foi um marco para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura brasileiro pelo pioneirismo das ações de qualificação voltadas para estes segmentos, bem como pelo processo inédito de certificação em Turismo de Aventura.O PAS priorizou 17 destinos brasileiros divididos entre as cinco regiões do país. 

O objetivo do Programa era qualificar as empresas e profissionais do Ecoturismo e Turismo de Aventura e auxiliá-los na implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS). Para isso, foi utilizada como base a Norma Técnica da ABNT NBR 15331. Até o momento 89 empresas já receberam o certificado, uma conquista inédita no mundo inteiro. Além disso, várias publicações foram elaboradas no âmbito do Programa Aventura Segura, como cartilhas, diagnósticos, manuais de boas práticas, apostilas, etc.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Travessia Lança Roteiro Especial para Romaria Kalunga do Vão de Almas de 12 a 16 de agosto de 2011

 

Maior comunidade descendente dos quilombolas do Brasil se une para reviver tradições e buscar seu lugar no mapa da história.

Maior comunidade descendente de quilombolas do Brasil, com cerca de 6 mil pessoas, os kalungas se distribuem em 60 localidades que habitam um Sítio Histórico já reconhecido, embora não regularizado, de 253,2 hectares, entre os municípios de Monte Alegre, Teresina de Goiás e Cavalcante. A romaria cria uma "aldeia" temporária em Vão de Almas, tornando vizinhos de barraco moradores que, às vezes, vivem a quilômetros de distância uns dos outros.

Momento mais do que esperado, a romaria aproxima as pessoas. Sob o pano de fundo dos ritos sagrados, os mais velhos relembram “causos”, os mais jovens saem em busca das primeiras aventuras amorosas e as crianças participam de tudo.

Todos os anos pára o mundo para promover a romaria de Nossa Senhora d Abadia. Os foliões fazem o giro, levando a bandeira santa de casa em casa, enquanto os rezadeiros relembram suas ladainhas, a corte prepara a festa do império e as dançadeiras esquentam os quadris para a sussa e o forró. Deixam suas casas, carregam a festa no lombo dos burros e atravessam serra e rios para fazer dos barracos que rodeiam a capelinha seu lar temporário. É agosto, mês em que os kalungas de Vão de Almas se dedicam a agradecer juntos o ano que passou – e tomar coragem para enfrentar o próximo.
 

Em meio à novena, folia, curraleira (dança masculina com toque de caixa, violão e pandeiro) e até partidas de futebol com uniforme, taça e tudo, o império é uma parte da festa muito aguardada. Os kalungas não têm líderes oficiais, prefeitos ou chefes, mas, durante a romaria, se deixam “representar” por um casal real. Democraticamente selecionados a cada ano, o rei e a rainha se vestem pomposamente para o cortejo. A rainha, com um longo vestido brilhante; e o rei, de terno, gravata e óculos escuros, que hoje é sinal de prestígio e distinção.

Venha conhecer esta festa tradicional com a Travessia Ecoturismo! Será organizado um acampamento embaixo de uma grande arvore.

Esta festa é um prato cheio para os amantes da fotografia!
Vejas fotos: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.465381231762.278621.688206762

Roteiro:

1o dia 12/08 – Chegada.
Transfer Brasília - Alto Paraíso – Funil do Paranã.
Do funil caminharemos por um km até o ponto de parada do barco.
Entraremos no Vão de Almas por barcos Voadeira.
Chegada no Vão de Almas, Acampamento.
Jantar.
Integração com os Kalungas - festejos.

2° dia 13/08 – Passeio pelo Rio Paranã.
Café da manhã.
Após o café da manhã vamos passear de barco pelo Vão das Almas, um dos principais vales e refúgio dos Kalungas.
Visitaremos a casa da dona Procópia, onde está sendo construído o memorial Kalunga.
Retorno a tarde.
Festejos.
Jantar.
Integração com os Kalungas.

3o dia 14/08 - Romaria Vão de Almas.
Café da manhã.
Passaremos o dia participando dos festejos Kalunga do vão de Almas.
Neste dia haverá a representação da Caçada da Rainha.
Almoço e jantar  

4o dia 15/08 - Romaria Vão de Almas – Império.
Café da manhã.
Passaremos o dia participando dos festejos Kalunga do Vão de Almas.
Este é o dia mais esperado da romaria, o dia do império, uma cerimônia de origem portuguesa aprendida pelos antepassados dos kalungas na época da escravidão. Conta-se que ela veio dos Açores, onde, nos séculos 15 e 16, havia a tradição do “império dos nobres”, em que, após o cortejo e as rezas, se distribuía comida entre os pobres. A cerimônia, importada pelo Brasil colonial, perdeu espaço em outros lugares, mas resistiu na versão kalunga.  
Almoço e jantar  

4o dia 16/08 – Retorno.
Café da manhã.
Desmontar acampamento.
Retornaremos de barco pelo Rio Paranã passando pelo funil, onde terá o carro nos esperando.
Almoço em Alto Paraíso. Retorno para Brasília.

O pacote para 5 dias e 4 noites, inclui:
Transporte de apoio no Land Rover Defender 110 (Brasília / Alto Paraíso / Teresina Funil / Alto Paraíso / Brasília)
Barcos a disposição para transporte por Rio.
Acampamento com barracas duplas ou individual.
Refeições em regime de pensão Completa.
Café da Manhã no acamento.
Equipe de apoio para montar acampamento.
Guias experientes, 1 guias Kalunga e 1 lider de expedição.

Valores - Entre em contato e solicite nossas tarifas - travessia@travessia.tur.br 

terça-feira, 5 de julho de 2011

Programe-se - Julho é mês de grandes eventos na Chapada dos Veadeiros


Durante o mês das férias escolares de julho, a Chapada dos Veadeiros tem vasta programação Cultural, para todos os gostos.

De 15 a 18 de Julho acontece na Fazenda Água Fria o tradicional FAK – Festival Alternativo do Kranti. Trata-se de um evento de música eletrônica que reuni DJs do mundo todo. O evento terá área de camping, praça de alimentação, Pista PSY 1 e 2, Pista Alternativa, Chillout e Área de Cura. Maiores Informações: http://www.kranti.com.br

De 22 a 31 de Julho acontecerá na charmosa Vila de São Jorge o XI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge desde 2001. A programação conta com diversas atividades culturais (Shows, Momentos Rituais, Oficinas, Prosas, Encontro de Capoeira e Feira de Oportunidades Sustentáveis), em diferentes espaços (Aldeia Multiétnica, Palco, Igreja, Espaço Dona Chiquinha e Seo Domingos, Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, Espaço Seo Tilu, Espaço Mamulengo, Escola, Galpão do Artesão e Raizama), propiciam, pelos cinco sentidos, uma intensa apreensão e uma vivência profunda das riquezas da Chapada. Além de integrar mais fortemente as expressões culturais da região, promove o intercâmbio destas com realidades similares nacionais e com o que é produzido por artistas que atuam em áreas diversas e com diferentes linguagens, de projeção nacional e, até mesmo, internacional, mas sempre ligados à estética das culturas populares e tradicionais. Maiores Informações: http://www.encontrodeculturas.com.br/

 

Mais uma Ação de Turismo Solidário na Chapada dos Veadeiros

 
   
A Travessia Ecoturismo realizou mais uma ação de Turismo Solidário na Chapada dos Veadeiros. Nos dias 11 a 18 de junho foi realizado o Steve Hawes Brazil Project com participação de 22 estrangeiros para reforma e ampliação da Escola Municipal de Diadema em Teresina de Goiás, que tem aproximadamente 130 alunos com idades entre 04 a 60 anos de idade. Além de muito trabalho durante o projeto o grupo de “volunturistas” pode conhecer um pouco mais da cultura local, a comunidade preparou apresentações de Sussa e Forró.


O Turismo Solidário é definido como o conjunto integrado de serviço voluntário para um destino - seus residentes e ambiente – com os elementos tradicionais do turismo -  artes, cultura, lazer, história, geografia – daquele destino, possui quatro elementos básicos:

1) Implica em uma participação ativa,
2) É (relativamente) espontâneo,
3) Não é motivado por ganhos financeiros,
4) Incide sobre o bem comum

Os visitantes podem oferecer diferentes tipos de ajuda, conforme suas possibilidades, taiscomo serviços sociais e/ou de doações. Em contrapartida os visitantes desfrutam do contato com a natureza e aprendem sobre os costumes e a vida simples da comunidade. 

A Travessia Ecoturismo é uma das primeiras empresas a trabalhar com o Turismo Solidário no Brasil.


Arraiá da Chapada aconteceu durante o feriado de Corpus Christi



Entre os dias 23 a 26 de junho, durante o feriado de Corpus Christis, a Chapada dos Veadeiros recebeu inúmeros visitantes, que puderam conhecer e desfrutar das belezas da região.

Durante o dia, muito sol, clima perfeito para as caminhadas e banhos de rio e de noite frio e céu estrelado. Trata-se de uma ótima época do ano para conhecer a Chapada dos Veadeiros.

A Prefeitura Municipal realizou o III Arraiá da Chapada dos Veadeiros nos dias 24 e 25 com barraquinhas oferecendo variedades de comidas típicas e outras opções (inclusive natural e vegetariana) e bebidas, quadrilha, fogueira, pau de sebo e shows variados com as bandas: Nat Band, Rick e Rangel, Trio Sete Léguas, Xaxados e Perdidos, Viajarte, Pacatto do Alto e os Ets do Forró e Trio Siridó. Destaque para a apresentação do Projeto Viajarte que reúne música, poesia e circo. 

Travessia Ecoturismo apóia Campanha Chega de Fogo na Chapada


No dia 19 de junho aconteceu a final do concurso “Chega de Fogo na Chapada”, promovido pelo Eco Nois. O evento contou com apresentações da poetisa Dona Londina, do MC Vacy que escreveu o hit “Grito do Cerrado” e da banda de reggae Uskaba de Cavalcante. Todas as artes enviadas para o concurso foram expostas e o público participou votando em sua arte preferida. O Prefeito Alan Barbosa participou do júri que também ajudou a escolher as artes vencedoras, que irão virar placa para ajudar na Campanha contra o fogo na Chapada!

A Travessia apoiou a ação cedendo cortesias da Tirolesa - Vôo do Gavião que faz sucesso entre os visitantes e os moradores da região.

Caçada da Rainha 2011


Nos dias 11 e 12 de junho aconteceu em Alto Paraíso a Festejos da Tradicional Caçada da Rainha. A avenida principal da cidade foi enfeitada para as comemorações, os visitantes que estiveram na região puderam conhecer um pouco mais da cultura tradicional.

A programação contou com corrida de cavalos, cortejo da congada, bailão dançante, almoço comunitário, caçada da rainha, batuque da rainha, cortejo do imperador, missa solene e sorteio dos festeiros.

ORIGEM DA CAÇADA DA RAINHA - Tendo que viajar para Portugal, D. Pedro II deixou em seu lugar a princesa Isabel no comando do Brasil. Na ausência do pai a princesa tomou a grande atitude de assinar a Lei Áurea libertando todos os escravos do Brasil. Naquela época não existia nenhum meio de comunicação e quando estava próximo de D. Pedro II chegar, a princesa temendo represália de seu pai, reuniu sua comitiva e se escondeu no mato. D. Pedro soube da noticia aprovou a atitude da filha, atitude que ele já deveria ter tomado há muito tempo, não fazendo, temendo a repreensão dos plantadores de cana de açúcar e café. Logo que soube que a filha havia escondido no mato juntou sua comitiva e foi procurá-la. A noticia do desaparecimento da princesa correu toda a província e ao saberem os escravos resolveram preparar uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa, surgindo ali o Tradicional Batuque da Rainha.