terça-feira, 5 de julho de 2011

Caçada da Rainha 2011


Nos dias 11 e 12 de junho aconteceu em Alto Paraíso a Festejos da Tradicional Caçada da Rainha. A avenida principal da cidade foi enfeitada para as comemorações, os visitantes que estiveram na região puderam conhecer um pouco mais da cultura tradicional.

A programação contou com corrida de cavalos, cortejo da congada, bailão dançante, almoço comunitário, caçada da rainha, batuque da rainha, cortejo do imperador, missa solene e sorteio dos festeiros.

ORIGEM DA CAÇADA DA RAINHA - Tendo que viajar para Portugal, D. Pedro II deixou em seu lugar a princesa Isabel no comando do Brasil. Na ausência do pai a princesa tomou a grande atitude de assinar a Lei Áurea libertando todos os escravos do Brasil. Naquela época não existia nenhum meio de comunicação e quando estava próximo de D. Pedro II chegar, a princesa temendo represália de seu pai, reuniu sua comitiva e se escondeu no mato. D. Pedro soube da noticia aprovou a atitude da filha, atitude que ele já deveria ter tomado há muito tempo, não fazendo, temendo a repreensão dos plantadores de cana de açúcar e café. Logo que soube que a filha havia escondido no mato juntou sua comitiva e foi procurá-la. A noticia do desaparecimento da princesa correu toda a província e ao saberem os escravos resolveram preparar uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa, surgindo ali o Tradicional Batuque da Rainha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!