Parque Nacional


Parque Nacional da Chapada dos VeadeirosO Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reúne em sua área protegida grande parte do que restou da fauna nativa, espécies endêmicas do cerrado de altitude e a micro bacia do Rio Preto, divisor natural dos municípios de Alto Paraíso e Cavalcante, que forma em seu percurso os cânions I e II, a cachoeira Cariocas e as Cachoeiras do Garimpão: conhecidos como Salto 80m e Salto de 120m do Rio Preto, os únicos atrativos com visitação permitida do Parque.
 
Foi criado em 11 de janeiro de 1961, pelo então presidente Juscelino Kubitschek e com o nome de Parque Nacional de Tocantins. Ao longo das décadas de 70 e 80 sofreu duas drásticas reduções, restando apenas 10% de sua área original e denominando-se Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Em 1991 o IBAMA, juntamente com a comunidade local, implantou um sistema de visitação que se tornou modelo para os demais parques do Brasil. Foram treinados condutores locais, tornando-se obrigatório a contratação do condutor para visitar os atrativos do parque, desta forma os condutores garantem sua sobrevivência e em contrapartida cuidam da manutenção da unidade e controlam o fluxo de visitação. Hoje há duas associações de guias locais que organizam a classe e mantém os acordos de parceria com o ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (administrador do Parque), bem como o sistema de treinamento e reciclagem dos guias: ACVCV e Servitur.
Foi reconhecido como Património Natural Mundial pela UNESCO em Dezembro de 2001.