terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Novos kits beneficiam guias Kalungas





Os condutores de visitantes da comunidade Kalunga dos municípios de Cavalcante e Teresina de Goiás, receberam uma doação de sessenta kits, que foi possível através de uma parceria exitosa entre a empresa Travessia Ecoturismo, Associação de Condutores de Visitantes Quilombo Kalunga e o Instituto HSBC de Solidariedade.   A doação dos kits foi marcada por muita alegria e satisfação, uma conquista relevante para guias do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. A entrega dos kits que aconteceu no dia 14 de janeiro foi realizada na comunidade Engenho II, que fica a 25 quilômetros da cidade de Cavalcante na Chapada dos Veadeiros. 

Cerca de quarenta guias receberam o kit, contendo: uma mochila, um cantil, um rescue bag, um apito, um colete salva-vida, um kit primeiro socorros e uma camiseta de guia da associação. Os visitantes do território Kalunga contam a partir de agora com mais segurança nas trilhas e atividades de turismo de aventura.  Um estímulo muito importante para guias das comunidades Engenho II, Vão de Almas, Vão do Moleque, Prata e Ema que estão constantemente sendo qualificados em cursos de primeiros socorros e técnicas de guiagem.  Os Kalungas são muito receptivos e hospitaleiros, característica de comunidades tradicionais, com a chegada de novos kits uma melhor condição de trabalho é adquirida para os condutores de ecoturismo.

Calisto morador e guia do Vão de Almas ressalta: “Estou feliz com a doação do kit, eu acredito que vamos trabalhar com melhores condições e vai ser melhor pra receber os turistas. Com colete salva vida o turista tem menos medo no transporte de canoa, atravessar o rio, sem contar que temos kit primeiros socorros para qualquer coisa mais grave. ”

É importante manter o aprimoramento e qualificação de pessoas ligadas diretamente as atividades turísticas, na Chapada dos Veadeiros e território Kalunga.  Assim sendo somente lembranças boas serão levadas pelos turistas de nosso cerrado exuberante.

Por João Luiz Prestes Rabelo

TV Brasil faz gravações na Chapada dos Veadeiros

 A equipe da TV Brasil fez filmagens no início de fevereiro pela Chapada dos Veadeiros, para Programa Caminhos da Reportagem. Além de filmagens pelo Parque Nacional e Comunidade Kalunga a equipe fez filmagens na Tirolesa Vôo do Gavião. A exibição do programa está prevista para final de março. 

Reunião do Fórum Regional da Biosfera recebe a visita da Senadora Lúcia Vânia


Representantes do Fórum Regional de Turismo da Reserva da Biosfera Goyaz reuniram-se em Alto Paraíso de Goiás para reunião no dia 11 de fevereiro com o objetivo de apresentar o Programa Linha Verde do Estado de Goiás que transformará a GO-118 em BR 010 com estrada turística até Palmas – TO.

Estavam presentes ainda a Senadora Lúcia Vânia que apóia o projeto, e os prefeitos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante.

Novo Presidente da Agepel visita a Chapada dos Veadeiros


Dentro do esforço de promover a interiorização da cultura no Estado, o presidente da Agepel, Gilvane Felipe, acompanhado do diretor de Ação Cultural, Décio Coutinho, e do gerente da Assessoria de Projetos, João Luiz Prestes, visitaram os municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, onde fizeram reuniões com os respectivos prefeitos dos Municípios, conselhos, gestores e Trade. A visita aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro.
 
O objetivo das reuniões foi identificar as reivindicações e sugestões sobre aspectos em que a Agepel possa colaborar com o desenvolvimento e a integração cultural da região de forma efetiva, por meio de mecanismos como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Lei Goyazes.

Além das reuniões a equipe da Agepel fez visitas aos Pontos de Cultura Crescer com Arte, em Alto Paraíso de Goiás e Ponto de Cultura local ASOL, em Cavalcante. Em Cavalcante aconteceu um encontro com artistas, agentes culturais e representantes das tradicionais festas kalungas, no Conselho Municipal de Cultura, para a entrega de kits de instrumentos musicais.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Travessia Lança Pacotes Promocionais para Baixa Temporada

Travessia Lança Pacotes Promocionais para Baixa Temporada

Essa é uma ótima oportunidade para aqueles que querem visitar a Chapada dos Veadeiros na baixa temporada e com preços promocionais.

A Travessia Ecoturismo lançou pacotes de 05 e 08 dias válidos para o 1º semestre de 2011.

Para informações sobre o roteiro e as datas de saídas acesse o site e informe-se. http://travessia.tur.br


Travessia Coorporativo

Travessia Coorporativo

Sua empresa, incentiva e valoriza o trabalho em equipe? Investe em qualificação profissional e pessoal? Proporciona novos desafios e incentiva atividades lúdicas proporcionando bem estar aos seus funcionários? Preocupa-se com o meio ambiente e a sustentabilidade? 
Temos a proposta certa para sua empresa!

Sair do ambiente do escritório, da conhecida zona de conforto, e se reunir em meio a exuberante natureza da Chapada dos Veadeiros é uma boa opção para motivar a equipe e conhecer um belíssimo local no coração do Brasil, localizada a aproximadamente 240km de Brasília.

Uma vivência dirigida a toda a empresa e seus funcionários, com ênfase no desenvolvimento pessoal e profissional, que tem como objetivo, superar limites e desafios, trabalhar em grupo, aprimorar valores como, competitividade, liderança e confiança, de forma lúdica e prazerosa, estimulando ainda atividades ao ar livre e de aventura é uma forma de presentear seus funcionários proporcionando a estes experiências únicas, valorizando ainda a imagem da empresa.

Imagine proporcionar a sua equipe um acampamento, com conforto e toda infra estrutura necessária em um dos pólos de ecoturismo do Brasil, proporcionando durante o dia atividades de ecoturismo, tais como caminhadas, banhos de cachoeiras, atividades de aventura, e durante a noite atrações culturais. 

Oferecemos eventos personalizados de acordo com a necessidade de sua empresa, garantindo desta forma, qualidade, economia e satisfação. Oferecemos toda infra estrutura necessária, tais como: transporte, hospedagem (em pousada e/ou camping), alimentação, guias, passeios, atividades de aventura, atrações culturais entre outros.

Solicite-nos uma proposta! travessia@travessia.tur.br

Travessia Educacional

Travessia Educacional

O turismo educacional, também conhecido como turismo pedagógico ou escolar, tem como objetivo transportar o conhecimento teórico, assimilado em sala de aula, para a realidade, oferecendo ainda momentos de descontração e sociabilização. O turismo educacional é um dos meios utilizados pelas escolas como fonte de enriquecimento cultural e pedagógico, pois permite aos alunos estar em contato com o objeto de estudo, desenvolvendo, assim, uma visão crítica sobre o mundo que os cerca.

Além disso, o turismo pedagógico gera um círculo de relações sociais, econômicas e culturais interligadas. Proporcionando uma interação entre os envolvidos (alunos, professores e comunidades locais) ampliando e enriquecendo as maneiras de pensar e de atuar. Durante uma viagem as pessoas se mostram e criam maneiras para que se conheçam melhor, além de desenvolverem valores como a cidadania e a solidariedade.
 
Em termos de interdisciplinaridade, não há uma técnica melhor que o estudo do meio, pois os alunos têm a oportunidade de ver e perceber o conjunto e não cada assunto separadamente. Com o contato direto e interligado entre os recursos naturais, históricos, culturais e sociais, os alunos podem assimilar e questionar as várias situações vivenciadas fora dos limites da escola. E é justamente isso que propõe a educação moderna, uma vez que exige novos cenários e novas experiências, visando a formação integral do ser humano.

Engana-se quem pensa que o turismo educacional é uma mera excursão. Isso porque as atividades envolvem o aprendizado e têm horizontes bem mais amplos que uma simples saída cultural para um museu ou parque.

Além disso, a atividade turística é considerada uma das mais nobres atividades de lazer. Cabe ressaltar que as viagens possuem em si três níveis bastante úteis ao processo educativo. São eles: a fase anterior à viagem, na qual é despertada a curiosidade pelos locais que serão visitados; a viagem em si, que permite a integração com o meio e um conhecimento mais detalhado sobre as suas peculiaridades; e, a fase posterior, a qual dá a oportunidade de estímulo à continuidade do intercâmbio entre os participantes e membros  do local visitado, bem como a montagem de exposições de fotos e trabalhos a respeito dos temas de maior interesse.

“A aprendizagem é mais rápida e duradoura se for agradável e satisfatória em si mesma, e as melhores experiências educacionais assumem uma natureza lúdica” (PARKER, 1978:112).

Sair da sala de aula e do ambiente escolar, e explorar a exuberante natureza da Chapada dos Veadeiros é uma ótima opção para educar e motivar os alunos. Trata-se de uma região de Cerrado preservada, com rica variedade de fauna, flora, formações geográficas, bacias hidrográficas, além de riquezas históricas, sociais e culturais, como os Kalungas. Tudo isso no coração do Brasil, localizada a aproximadamente 240km de Brasília.

Imagine proporcionar aos seus alunos um acampamento, com conforto e toda infra estrutura necessária em um dos pólos de ecoturismo do Brasil, proporcionando durante o dia atividades de ecoturismo, tais como caminhadas, banhos de cachoeiras, atividades de aventura, atividades culturais entre outras. 

Oferecemos viagens personalizadas de acordo com a necessidade de sua escola, garantindo desta forma, qualidade, economia e satisfação. Oferecemos toda infra estrutura necessária, tais como: transporte, hospedagem (em pousada e/ou camping), alimentação, guias, passeios, atividades de aventura, atrações culturais entre outros.

Solicite-nos uma proposta! travessia@travessia.tur.br

Pesquisa aponta o povo brasileiro como o mais descolado do mundo

Pesquisa aponta o povo brasileiro como o mais descolado do mundo

O site da CNN elegeu as 12 nacionalidades mais “legais” do planeta e citou os motivos que fazem do Brasil o lugar mais interessante e com o povo considerado mais acolhedor. No ranking, o país sai na frente de turcos, japoneses, chineses, belgas, espanhóis e norte-americanos. O texto descontraído fala sobre a beleza do samba e do carnaval, sobre o futebol de Pelé e Ronaldo e as pessoas bonitas que circulam pelas areias de Copacabana. A matéria parabeniza os brasileiros pela simpatia e finaliza dizendo que com tantas coisas boas não tinha como não eleger o Brasil a nacionalidade mais cool de todas as pesquisadas.

Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que entrevistou turistas estrangeiros em visita ao Brasil, no final de 2009, mostrou que para eles o melhor do país é o povo brasileiro, citado por 45% dos entrevistados. “O povo brasileiro é o maior atrativo que temos. O jeito de ser, a cultura e o estilo de vida do brasileiro encantam os turistas”, ressalta o presidente da Embratur, Mário Moysés.

Além do povo, os visitantes de 27 países também votaram nas Belezas naturais/Natureza (23%), Praias/Mar (18%), Sol/Clima Tropical (com 14%) e Diversidade (9%) como o que há de melhor no Brasil. “Esses dados são essenciais na definição de mensagens e de estratégias de promoção do Brasil no exterior nos próximos anos, em que teremos uma enorme exposição com a Copa, em 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016”, diz Mário Moysés.

Fonte: Ministério do Turismo

11.01.2011 - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros completa 50 anos

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros completa 50 anos



O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros completou 50 anos no dia 11 de janeiro de 2011. O decreto 49875 de criação foi assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1961. Inicialmente chamava-se Parque Nacional do Tocantins, com 625 mil hectares, abrangia o maciço cristalino da Chapada dos Veadeiros, o Parque Nacional do Tocantins se estendia para o norte, incluindo o vale dos rios Tocantins e Paranã em seus limites. Desde então o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros sofreu uma drástica redução, tendo atualmente 62 mil hectares.
O Parque foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela Unesco e além da conservação, tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

Goiás Turismo tem novo Presidente

Goiás Turismo tem novo Presidente

Aparecido Sparapani é o novo Presidente de Turismo do Estado de Goiás. Paulista e técnico em hotelaria, foi por 8 anos presidente da Fundação Caldas Novas Convention & Visitors Bureau em Caldas Novas e vice presidente da Federação Goiânia de Convention & Visitors,  e por 17 anos foi o responsável pela direção da maior rede de hotelaria do Centro-Oeste o Grupo DiRoma em Caldas Novas.

Chapada dos Veadeiros na Mídia

Revista VOE TRIP

A Revista Voe Trip, edição de novembro de 2010, publicou matéria intitulada “A estrela do Cerrado” sobre a Chapada dos Veadeiros.

As atividade do Circuito de Aventura, Arvorismo e Tirolesa – Vôo do Gavião, e são operadas pela Travessia Ecoturismo, foram citadas na matéria como dicas de passeio.

Para ler a matéria na íntegra acesse: http://www.voetrip.com.br
Escolha a opção: Revista Voe Trip - outras edições - edição de número 29 - folhear até a página 15.

Jornal Tribuna do Brasil

O Jornal Tribuna do Brasil, edição de 03 de janeiro de 2011, publicou notas no caderno Tribuna Cultura sobre o Circuito de Aventura, a equipe da Travessia Ecoturismo e a atividade Rapel.

Segue links:

Reveillon da paz é um sucesso!

Reveillon da paz 2010 - 2011

Os visitantes que escolheram passar a virada do ano na Chapada dos Veadeiros prestigiaram, além dos passeios de ecoturismo e das terapias alternativas oferecidas na região, o evento Reveillon da Paz, que aconteceu nos dias 31 de dezembro a 02 de janeiro na Praça do Bambu.

Além de shows com artistas locais a programação contou com terapias, oficinas, vivências, palestras, praça de alimentação e exposição de artesanato.

O Reveillon da Paz está na sua 2ª edição e é realizado pela ACIAP – Associação Comercial e Industrial de Alto Paraíso com patrocínio do SEBRAE e apoio da Prefeitura Municipal