quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Turismo Solidário beneficia comunidade locais da Chapada dos Veadeiros

O Turismo Solidário está ganhando espaço no mundo inteiro, e tem como objetivo aliar o turismo e voluntariado no combate à desigualdade social, criando uma experiência que ultrapassa a imaginação, e a expectativa do participante. A idéia central é empreender ações no sentido de congregar pessoas físicas e/ou jurídicas dispostas a conhecer de perto a realidade de famílias e comunidades que vivem na região turística, com o objetivo de colaborar na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento humano e social comunitário.


A Travessia Ecoturismo recebe desde 2005 grupos com este objetivo. Em 2010, tivemos a satisfação de participar da organização de dois grupos com este nobre objetivo.

De 26 de setembro a 06 de outubro, 38 participantes da Fundação Bobby Moore reformaram a escola da comunidade Veredas no Município de São João D´Aliança, beneficiando 30 alunos.

De 09 a 19 de outubro, 41 participantes do Santander reformaram a escola da comunidade de São Domingos no Município de Cavalcante, beneficiando 180 alunos.
  
O Turismo solidário funciona da seguinte maneira, sugerimos o local a ser ajudado, reformado e/ou construído e elaboramos o projeto técnico e financeiro. Uma vez aprovado, é iniciada uma fase de negociações com as prefeituras locais a fim de conseguir apoio logístico para as reformas. As obras são iniciadas antes dos grupos chegarem e a parte final do trabalho é deixado para ser concluído em ritmo de mutirões com a participação dos financiadores e comunidades locais.



Além de sugerir, executar os projetos de reforma e construção e organizar os mutirões, a Travessia organiza toda a logística para a chegada dos grupos, monta acampamentos de alta qualidade com banheiros, cozinha, galpões de palha para refeições, além de espaços de integração, fogueiras e até um bar. A cada ano são identificadas as manifestações culturais mais expressivas de cada comunidade e organizados apresentações e workshops mostrando a culinária, danças, musica e celebrações tornando cada projeto uma grande vivência cultural.

Segundo Mara Rosa, coordenadora operacional de grupos de Turismo Solidário, “ O mais importante não é a obra em si, mas sim a integração entre os participantes. É muito legal ver pessoas de culturas e idiomas diferentes interagindo e se entendendo. O turismo solidário é uma experiência única, só participando para entender...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!