quarta-feira, 19 de outubro de 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Enquete - Participe!!!


Que tipo de notícia você gostaria de receber em nosso próximo informativo?

Sua opinião é importante para nós!!!
Responda na enquete ao lado

Cadastre-se no nosso site (www.travessia.tur.br) e receba nosso Informativo

Pacotes em Destaque - Feriado 15 de novembro

Pacotes em Destaque
Feriado 15 de novembro

Aproveite o último feriadão de 2011 e conheça a Chapada dos Veadeiros!!! A Travessia Ecoturismo oferece duas opções de roteiros de 05 e 08 dias para aqueles que querem passar o Feriado da Proclamação da República em contato com a natureza.


Roteiro Chapada dos Veadeiros – 05 dias e 04 noites
Hospedagem em Alto Paraíso – de 11 a 15 de Novembro

1o dia: Sexta-feira – Chegada.
2º dia: Sábado – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Saltos do Rio Preto.
3o dia: Domingo – Cachoeiras Almécegas I e II e Portal da Chapada. (Opcional: Circuito de Aventura – Travessia Ecoturismo)
4o dia: Segunda-feira – Cataratas dos Couros.
5º dia: Terça-feira – Vale da Lua / Retorno para Brasília.


   Roteiro Chapada dos Veadeiros – 08 dias e 07 noites
Hospedagem em Alto Paraíso – de 12 a 19 de Novembro

1o dia: Sábado – Chegada.
2o dia: Domingo – Cachoeiras Almécegas I e II & Portal da Chapada. (Opcional: Circuito de Aventura – Travessia Ecoturismo)
3o dia: Segunda-feira – Cataratas dos Couros.
4º dia: Terça-feira – Vale da Lua e Raizama.
5º dia: Quarta-feira – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Saltos do Rio Preto.
6o dia: Quinta-feira – Cachoeira dos Cristais & Poço Encantado.
7o dia: Sexta-feira – Parque Nacional – Cânion II e Cariocas.
8o dia: Sábado – Retorno para Brasília.

Para maiores informações entre em contato: travessia@travessia.tur.br

Expedição de Canionismo na Chapada dos Veadeiros é um Sucesso e tem Ação Social na Comunidade Kalunga


Aconteceu entre os dias 06 a 11 de setembro mais uma Expedição de Canionismo da Travessia Ecoturismo, a cada ano com um roteiro diferente explorando o que a Chapada dos Veadeiros tem de melhor para a realização da atividade, este ano treze pessoas, incluindo dois feras do Canionismo Brasileiro, Alvaro Barros e Humberto Medaglia tiveram o privilegio de percorrer três dos mais belos cânions da região: Farias, Capivara e Ponte de Pedras.


O Primeiro percorrido, o Farias. Com uma formação única, salões que lembram cavernas, impressiona por sua beleza singular e grandiosidade, os participantes da expedição puderam contemplar um fenômeno que só ocorre nesta época do ano, raios de luz entram pela fenda e criam um espetáculo a parte. As trilhas do Cânion do Farias também passaram por manutenção o que facilitou o retorno dos canionistas.

 


  

O diferencial este ano foi o convívio a comunidade Kalunga. Durante a descida do Cânion Capivara, localizado no Povoado Kalunga Engenho II no município de Cavalcante, foi montado um acampamento especialmente para a expedição e as refeições foram feitas por moradores da comunidade, contribuindo desta forma com a economia local.









Responsabilidade Social - Durante a estada no Engenho, os participantes da expedição realizaram uma ação social, com Oficina de Canionismo para condutores de visitantes Kalunga e doação de equipamentos de canionismo - Foram doadas mochilas, cadeirinha, mosquetões, oito e lanternas - estimulando desta forma a participação dos condutores de visitantes Kalunga na atividade do Canionismo. Leonídio e Izabel, condutores de visitantes participaram da descida do Cânion Capivara e gostaram muito!

Para finalizar a expedição com chave de ouro, o Cânion Ponte de Pedras, um dos maiores e mais bonitos da Chapada, com 10 trabalhos de corda, foi percorrido em 9 horas, comprovação do excelente nível técnico dos participantes, já que normalmente este Cânion é feito em 12 horas. Para comemorar os canionistas brindaram com champanhe no final do cânion, mais uma expedição de sucesso.







 




A Travessia Ecoturismo é pioneira na organização de Expedições de Canionismo neste formato. Todo ano realizamos expedições com diferentes roteiros e cânions possibilitando grandes experiências para os amantes de canionismo. Ano que vem tem mais!!!

Os interessados em receber notícias sobre o canionismo devem enviar e-mail para ion@travessia.tur.br

XII Encontro Brasileiro de Canionismo em Pirenópolis


O XII Encontro Brasileiro de Canionismo aconteceu em Pirenópolis nos dias 02 a 05 de setembro de 2011 e contou com aproximadamente 50 participantes de todo Brasil e um estrangeiro. Durante o Encontro aconteceram palestras no primeiro dia e no segundo dia, 06 Cânions da região, e seus respectivos croquis, foram disponibilizados para os canionistas.


Ion David – Diretor da Travessia Ecoturismo desceu o Cânion do Cerrado na Fazenda Barra do Dia, com 22 rapeis.


 

 

Todo ano acontece o Encontro Brasileiro de Canionismo, promovido pela ABCanion - Associação Brasileira de Canionismo, que promove a prática e mantém um nível técnico dos associados canionistas. O local do próximo Encontro ainda será decidido.  

A boa notícia é que em abril de 2012 o Encontro Mundial de Canionismo acontecerá no Brasil, na Serra da Canastra. 

Mormaii lança Neoprene para Canionismo


A empresa Mormaii lança Modelo de Neoprene de 3mm para praticantes de Canionismo. Ion David, canionista e diretor da Travessia Ecoturismo, participou da equipe que criou a peça.

O Neoprene é uma roupa feita de elastômero composto de policloropreno, que tem excelente capacidade isotérmica, é totalmente flexível, maleável e higiênico, podendo ser lavado após uso. Sua principal função é manter a temperatura do corpo na prática de esportes e atividades na água. Muito usado por surfistas e mergulhadores.

ABETA SUMMIT 2011


De 19 a 22 de setembro aconteceu em São Paulo o ABETA SUMMIT 2011 - 8º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O evento é organizado pela ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura e faz parte do calendário nacional e internacional do segmento.



 


O Diretor da Travessia Ecoturismo, Ion David esteve no evento e participou de rodadas de negócios e várias palestras. 

O ABETA SUMMIT é o maior encontro do mercado de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil e tem uma importância estratégica para consolidar o destino Brasil e a América do Sul como um competidor de nível mundial nos segmentos de Natureza, Aventura e Ecoturismo. O evento reúne os mais importantes destinos, favorecendo a efetivação de contatos comerciais e a realização de negócios com operadores de Ecoturismo e Turismo de Aventura nacionais e internacionais. É um evento para público profissional desenvolvido de líderes para líderes. O público alvo são os empresários, profissionais e gestores públicos envolvidos com o turismo de aventura e ecoturismo, o desenvolvimento de destinos, e toda a cadeia de valor da vida ao ar livre.

Os principais objetivos do evento são: Dinamizar o mercado de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil e no mundo, gerar oportunidades de negócios entre empresários nacionais e internacionais, disseminar o estado da arte do conhecimento sobre o setor e fortalecer os laços de relacionamento entre o setor privado e público.

Em 2011 o evento contou com as seguintes novidades: 1° Encontro Brasileiro de Turismo em Parques, Lounges da aventura, Summit Fitness e Adventure Band, famtour integrado com Travel Mart Latin América, além da programação de Congresso Técnico com mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais referências em suas áreas de atuação, Encontro de Negócios, Relacionamento e promoção de destinos e Fam tour especializado (antes do evento) sendo que um dos roteiros oferecidos foi o destino Chapada dos Veadeiros, organizado pela Travessia Ecoturismo.

Travessia Ecoturismo realiza treinamento nas melhores agências de Ecoturismo de São Paulo


Após participar do ABETA SUMMIT 2011, Ion David visitou as três melhores empresas de Ecoturismo de São Paulo para realizar treinamento para os promotores de vendas com foco no destino Chapada dos Veadeiros e Roteiros oferecidos pela Travessia Ecoturismo.



As agencias parceiras da Travessia que participaram do treinamento foram Venturas e Aventuras, Ambiental e Cia Eco, sendo que aproximadamente 22 promotores participaram.

Travessia Ecoturismo apóia realização de Famtours e Presstrips na Chapada dos Veadeiros


Durante os últimos dois meses a Travessia Ecoturismo apoiou a realização de 03 Famtours e 03 Press Trips na Chapada dos Veadeiros, em parceria com a ABETA, Goiás Turismo, Prefeitura Municipal e Parceiros Locais.

Ion David e Equipe da Revista Lonely Planet

09 a 12 setembro - Presstrip Rádio e TV de Portugal - 5 pessoas 
11 a 16 setembro – Presstrip Revista Lonely Planet – 2 pessoas 
14 a 18 setembro – Famtour SUMMIT – 6 pessoas 
21 a 24 setembro – Famtour Awin Away – Londres – 2 pessoas 
28 a 06 outubro – Famtour Mack Tour – 1 pessoa 
03 a 05 outubro – Presstrip Guia Aventura & Ação – 2 pessoas

Essas ações são de suma importância para a divulgação do destino Chapada dos Veadeiros, tanto para os agentes de viagem quanto para o consumidor final.

A realização de Famtours (Familiarization tours) visa incentivar agentes de turismo a conhecerem “in loco” os roteiros do destino que comercializam ou pretendem comercializar.  Os Presstrips tem como objetivo incentivar a imprensa na divulgação desses destinos.

Ion David fotografa casal de Pato Mergulhão na Chapada dos Veadeiros

Ion David, fotógrafo e diretor da Travessia Ecoturismo, fotografou um casal da espécie pato mergulhão na propriedade Lua, localizada na Chapada dos Veadeiros, no dia 05 de agosto de 2011. A espécie está perigo de extinção. O número total de indivíduos tem-se reduzido, devido a poluição fluvial proveniente de atividades agrícolas e ao desmatamento. A sua população atual é estimada em menos de 250 indivíduos.

A boa notícia é que na Chapada dos Veadeiros eles estão se reproduzindo e cada vez mais se avistam os mergulhões nas corredeiras da região.



CURIOSIDADES - O pato mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma ave do gênero Mergus. É um pato de feições esguias e possuidor de uma longa crista na cabeça. A cabeça e o pescoço são de cor negra, sendo o resto do corpo mais ou menos acizentado. A crista é normalmente de menores dimensões nas fêmeas. Alimentam-se de peixes, pequenas enguias, larvas de insetos e caracóis.