sexta-feira, 25 de março de 2011

10 anos de conquista do Canion Macaquinho

5

Em 2011, a Travessia Ecoturismo comemora 10 anos da conquista do Cânion Macaquinho, inserido no Santuário das Pedras.

O rio Macaquinho,  é um dos mais belos rios da Chapada, em todo o seu percurso, forma grandes cachoeiras e canyons com piscinas de águas verdes esmeralda e paredes de quartzito, quando sai da Chapada dos Veadeiros.

O canionismo no Macaquinho é um dos principais roteiros de canionismo da Travessia, um percurso aquático de aproximadamente 1,5km com 4 descidas de rapel.

A aventura vertical começa com uma descida por dentro de um anel de pedra a Cachoeira da Pedra Furada, continua pelo estreito cânion das andorinhas, onde terá mais um rapel, segue em partes pelas pedras e outras pela água, passando por trechos de natação em grandes piscinas, saltos e tobogãs mais rapel até a Cachoeira da Caverna com uma descida no meio da cachoeira com 40m que acaba em uma piscina de água verde esmeralda. Para finalizar, a emocionante descida na cachoeira do encontro, onde se encontram o rio Macaquinho e Fundão no meio da queda, dentro de um cânion com 40m de profundidade.


O Canionismo no Macaquinho já foi exibido em vários programas de televisão, como Globo Esporte, Programa Adrelina (Sport TV), Mais Ação entre outros.

O canionismo consiste em percorrer um rio, seguindo sempre o sentido da correnteza, driblando todos os seus obstáculos, como: cachoeiras, cânions, corredeiras e poços. Nessa atividade são utilizadas várias técnicas oriundas das mais diversas atividades, sobretudo da espeleologia e do montanhismo. As origens do Canionismo remontam a atividades desenvolvidas por espeleólogos, na França, ainda no Século XIX. Foi introduzido no Brasil no final da década de 80 e vem ganhando grande importância no Brasil, país que tem um grande potencial para a sua prática devido à riqueza de seus rios e com a constante descoberta de novos locais para a prática da atividade.



Todos os anos a Travessia Ecoturismo realiza expedição de Canionismo pela Chapada dos Veadeiros no mês de julho, os interessados devem entrar em contato para maiores informações: travessia@travessia.tur.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!