segunda-feira, 13 de junho de 2011

Curso Básico de Primeiros Socorros (WFA 2,5 Dias - 20 horas)

Curso Básico de Primeiros Socorros (WFA 2,5 Dias - 20 horas)

Data: 04 a 06 de agosto de 2011

Local: Alto Paraíso de Goiás – Chapada dos Veadeiros

Dia 04 de agosto (4 horas)
Introdução
RCP/ Ressuscitação Cardiopulmonar
ABCDE-paciente inconsciente/ Pare e Trate
Via Aérea :
                  Anatomia
                  Abertura das Vias Aéreas /Reposicionamento da Cabeça
                  Inclinação de Cabeça-Elevação de Queixo
                  Tração da Mandíbula
              
Respiração:
                  Avaliação: Veja,Ouça,Sinta-10 seg
                  Ressuscitação Pulmonar/1 cada 6 seg. (ADULTO)
                  Máscara & Protector Facial
Compressões:
                   AHA 2005
                   Técnica de Compressões
                   Prática (1 minuto/ 3 minutos)
                   Sequência de RCP
Obstrução das Vias Aéras: Corpo Estranho
                   Engasgamento com Pacientes Conscientes e Inconscientes
DEA(Desfibrilador Externa Automática)
Considerações de RCP em Áreas Remotas  

Dia 05 de agosto (8 horas)
                                                              
Avaliação do Paciente
Sistema de Avaliação do Paciente  
                        Avaliação Inicial-ABCDE
                        (prática)
                        Exame Físico, Sinais Vitais, Histórico do Paciente
                        Documentação
Lesões na Coluna Vertebral e na Cabeça
Tratamento de Lesões na Coluna Vertebral
Lesões na Cabeça
Choque,Hemorragia,Ferimentos
Choque
Tratamento de Ferimentos em Áreas Remotas
Queimaduras & Infecçoes
Práticas

Dia 06 de agosto (8 horas)

Lesões nos Ossos, Articulações e Músculos
Traumatismos/Torsão/Contusão
Fraturas
Luxação/Deslocamento
Avaliação Focada da Coluna     
Ambiental
Emergências Relacionadas ao Calor
Hipotermia
Raios
Mordidas de Cobra & Picadas de outros insetos 
Tópicos de Emergências Médicas
Anafilaxia
Emergências Abdominais
O Paciente Inconsciente
Práticas

Investimento: R$ 450,00

Inclui: Apostila e duas certificações de Primeiros Socorros - WMI (Wilderness Medicine Institute) - RCP (4 horas) e Primeiros Socorros básicos (WFA) (16 horas)

Obs: Mínimo 12 inscritos para confirmar o curso e Máximo 15 pessoas

Instrutor: Atila Rego Monteiro é Instrutor de Primeiros Socorros em Áreas Remotas,WMI

Informações e Inscrições: travessia@travessia.tur.br ou 62- 3446-1595


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Por essas e outras que nosso trabalho vale a pena!!!

Queridos Amigos da Travessia,

Este cartão foi feito com muito amor e carinho especialmente para agradecer, a vivência inesquecível que vocês proporcionaram para nós do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Alto Paraíso de Goiás)!!

Esta ação social trouxe mudanças importantes e significativas para a vida de todos que participaram.

Talvez você não consigam ter noção do tamanho da alegria e do bem que isso trouxe para nossos alunos.

Obrigada por tudo, com carinho,

Pétala

(Obs. Cartão recebido após ação social com crianças do PETI na Tirolesa - Vôo do Gavião)





Nós que Agradecemos Garotada do PETI!!!

Caçada da Rainha 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CONHEÇA A CHAPADA DOS VEADEIROS NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI


 
A Travessia Ecoturismo montou um roteiro especial para aqueles que vão visitar a Chapada dos Veadeiros durante o feriado de Corpus Christi 2011. O roteiro de 22 a 26 de junho tem opção de hospedagem em Alto Paraíso e visitará as cachoeiras mais bonitas da região.

Roteiro:
1o dia: Quarta-feira – Chegada.
2º dia: Quinta-feira – PNCV – Saltos do rio Preto e Vila de São Jorge
3o dia: Sexta-feira – Cachoeiras Almécegas I e II e Portal da Chapada (Opcional: Circuito de Aventura)
4o dia: Sábado – Cataratas dos Couros.
5º dia: Domingo – Vale da Lua / Retorno para Brasília.

O pacote para Corpus Christi 2011 com 05 dias e 04 noites, inclui: Hospedagem em Alto Paraíso, Refeições em regime de meia pensão (café da manhã, almoço ou jantar), Kit lanche para trilha, Guias experientes, credenciados pela ACV-CV e IBAMA (um guia para cada dez pessoas), Passeios descritos no roteiro e entradas para os atrativos e Traslados: Brasília / Alto Paraíso / Local / Brasília.

Solicite-nos um orçamento – travessia@travessia.tur.br

EXPEDIÇÃO DE CANIONISMO PARA INICIANTES SERÁ REALIZADA EM JULHO

Situada no ponto mais alto do Planalto Central, com altitude média de 1200m a Chapada dos Veadeiros é conhecida como berço das águas, inúmeras nascentes brotam em seus campos úmidos, criando rios que formam grandes cachoeiras e cânions, quando descem do platô. A Chapada dos Veadeiros é considerada um dos melhores locais do Brasil para a prática do canionismo com seus incríveis cânions que a água esculpiu nas rochas ao longo de milhares de anos.

O canionismo consiste em um percurso por um rio, seguindo sempre o sentido da correnteza, driblando todos os seus obstáculos, como: cachoeiras, cânions, corredeiras e poços. Atividade que exige técnicas como o rapel, natação, salto, tirolesa, entre outras.

A Travessia Ecoturismo realizará esta expedição de 05 a 10 de julho de 2011 especialmente para os amantes do canionismo e atividades verticais com baixo nível técnico em canionismo.

No primeiro dia faremos um curso básico de canionismo e em seguida atividade em 2 cânions com diferentes níveis de dificuldade gradativo: Raizama e Farias e ainda curtir e tirolesa Vôo do Gavião no ultimo dia com 850m de comprimento.







Para participar desta expedição, não há necessidade de nível técnico avançado.

O Condutor Líder da expedição é Ion David, Técnico em Turismo de Base Comunitária, Fotógrafo, Canionista, Sócio diretor da empresa Travessia Ecoturismo, pioneira na implementação de várias modalidades de turismo de Aventura na Chapada dos Veadeiros: Canionismo, Arvorismo, Rapel em Cachoeiras, Tirolesa, Trekking, expedições 4X4. Sócio Fundador da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, participou das Comissões de Estudo para a elaboração das Normas Técnicas ABNT de Produto de técnicas Verticais, Procedimentos de Técnicas Verticais, Condutor de Canionismo e Cachoeirismo, e Sistema de Gestão de Segurança. Participou da fundação do GBS, Grupo de Busca & Sanvamento da Chapada dos Veadeiros, em 1998.  Participou da conquista de inúmeros cânions da Chapada dos Veadeiros, entre eles: Complexo do Rio Macaquinho, Macaco, Afluente Azul, Farias, Curriola, entre outros.  Em 2004 organizou o V Encontro Brasileiro de Canionismo e em 2008 o IX Encontro Brasileiro de Canionismo, contando com a presença dos principais canionistas do Brasil.

O pacote de 5 dias e 5 noites inclui: Hospedagem em Alto Paraíso na Pousada Recanto da Grande Paz, 4 Refeições, 3 Lanches de trilha reforçados, Entrada para os atrativos,  Traslados: Brasília / Alto Paraíso / Brasília, Traslados locais em veículos 4X4, Equipamentos coletivos e individuais (exceto Neoprene), Seguro – Ecotrip e Guias Especializados em Canionismo de acordo com as Normas Técnicas Brasileira de Turismo de Aventura ABNT NBR 15285 e ABNT NBR 15400.

Solicite-nos um orçamento – travessia@travessia.tur.br

TRAVESSIA ECOTURISMO FOI SELECIONADA PARA PARTICIPAR DA II MOSTRA DE TURISMO NO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS DO IGUAÇU

O edital lançado pelo Ministério do Turismo e o Instituto Polo Internacional Iguassu para selecionar iniciativas para a II Mostra de Turismo Sustentável, evento que compõe o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, divulgou no dia 13 de maio as dezoito iniciativas nacionais de turismo sustentável e de base comunitária aprovadas.

No total, 28 iniciativas se inscreveram. As aprovadas estão distribuídas entre os estados do Amazonas, Alagoas, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os selecionados terão um estande de exposição das iniciativas. A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento do Turismo Sustentável e de Base Comunitária para a Inserção de Produtos e Serviços no Mercado. A Mostra visa contribuir para a inserção de produtos e serviços de turismo sustentável e comunitário no mercado e promover e divulgar os produtos sustentáveis e de base comunitária como diferencial competitivo de destinos turísticos.

O evento faz parte das atrações da 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu acontece nos dias 17 e 18 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu.

A Travessia Ecoturismo com ação de Turismo Solidário foi uma das iniciativas selecionadas.



TRAVESSIA APOIA AÇÃO SOCIAL COM AS CRIANÇAS PETI NO VÔO DO GAVIÃO






No dia 26 de maio, aproximadamente 30 crianças, com faixa etária entre 11 a 18 anos, conheceram a Tirolesa Vôo do Gavião. Essa foi uma ação social organizada pelo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Alto Paraíso de Goiás e apoiada pela Travessia Ecoturismo. Entre os objetivos da ação, destacam-se a melhora da auto estima das crianças participantes, a oportunidade de conquista, o conhecimento e vivências relacionados ao meio ambiente.


As crianças foram selecionadas pela equipe de educadores do PETI pelo desempenho artístico mostrado nas oficinas e apresentações. O projeto PETI é vinculado ao Governo Federal e atende 100 crianças e jovens do município na jornada ampliada. O projeto oferece oficinas de música, arte circense, trabalhos manuais e técnicas de pintura, dança, titeriteiro (manipulação de bonecos), clown (construção de corpo cômico), capoeira, esporte e reforço escolar. O PETI beneficia jovens de famílias carentes com renda igual ou inferior a um salário mínimo.

CHAPADA DOS VEADEIROS É O PRIMEIRO DESTINO A RECEBER O SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROJETO DE FOMENTO DO TURISMO EM PARQUES NACIONAIS.

Os técnicos do Projeto de Fomento ao Turismo nos Parques Nacionais e Entorno realizaram, nos dias 2 e 3 de maio, em Cavalcante e Alto Paraíso, em Goiás, o seminário de lançamento do projeto. Na ocasião, foram apresentados a pesquisa da cadeia produtiva do turismo e o diagnóstico da oferta de produtos, serviços e equipamentos turísticos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O seminário teve como objetivo apresentar os estudos realizados, validá-los com os representantes do destino e iniciar as ações de integração entre empresários, gestores, guias, condutores locais e a equipe de gestão do parque. Os participantes propuseram ações de aprimoramento de produtos, qualificação e cooperativismo para superar os desafios identificados. Fizeram também o planejamento para as próximas etapas do projeto.

O evento foi organizado pelo Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Goiás Turismo e as prefeituras municipais de Alto Paraíso e de Cavalcante.

Seminários semelhantes ocorrerão também nos demais parques nacionais contemplados pelo projeto: Serra dos Órgãos (RJ), Aparados da Serra (RS/SC), Anavilhanas (AM) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).

Turismo nos parques – O projeto de fomento tem por objetivo aproveitar o potencial dos parques para aumentar a competitividade dos destinos turísticos por meio de ações de valorização, qualificação e integração entre gestores públicos e representantes da cadeia produtiva do turismo. 

MTUR E ABETA PROMOVEM CURSOS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA

A qualificação faz parte do Projeto Bem Receber Copa e é uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Os cursos que serão realizados a distância (e-learning) são Gestão Empresarial e Sistema de Gestão da Segurança de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

As ações do Projeto Bem Receber Copa – Ecoturismo e Aventura abrangem 215 frentes de qualificação, sendo oferecidos 121 cursos presenciais, 86 turmas de ensino a distância (e-learning) e 8 cursos em WebTv (vídeo-aulas). O projeto prevê um total de 8 mil qualificações em todo o país – já que o mesmo profissional poderá fazer mais de um curso.

Os cursos são online e só necessitam de um computador ligado a internet. O aluno pode acessar o conteúdo e as atividades dos cursos no ambiente de aprendizagem virtual. Participando integralmente do curso e com uma nota final acima de 70%, os participantes receberão um atestado de conclusão  de curso.

Fonte: ABETA

SEBRAE REALIZA OFICINA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE TURISMO DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS

Foi realizada no dia 23 de maio de 2011, Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Turismo de Alto Paraíso de Goiás.

O Plano Municipal de Turismo é um conjunto de estratégias e ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo no município. Essas ações serão o caminho que também, posteriormente, irá facilitar o desenvolvimento do plano de imagem do município (plano de marketing) da região da Chapada dos Veadeiros. O plano é um conjunto de estratégias que busca nortear o trabalho da Secretaria de Turismo e de todos os envolvidos no desenvolvimento do turismo local. 

ABETA LANÇA PORTAL VIAGEM NA NATUREZA COM INFORMAÇÕES SOBRE OS MELHORES DESTINOS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA NO BRASIL

O site www.viagem-natureza.com.br lançado pela ABETA – Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura está no ar e visa ser um grande canal de promoção e estímulo à comercialização do Ecoturismo e Turismo de Aventura brasileiros para os associados da ABETA com o consumidor final.

O objetivo do site é disseminar e distribuir conteúdo de qualidade para promover destinos, atividades, parques nacionais e biomas brasileiros. O Viagem na Natureza servirá como uma opção de apoio à comercialização a ser explorada pelos Associados, porém, é importante frisar que a comercialização direta não será permitida no site.

O site “Viagem na Natureza” colocará o Associado Abeta em contato com centenas de consumidores, por meio de direcionamento para a página de internet dos associados. Com isso espera-se criar uma base de relacionamento com consumidores para que estes considerem viajar na natureza como uma das suas opções de viagem e tenham o site www.viagem-natureza.com.br como referência.

O site apresenta 60% de conteúdo institucional, que será fixo mas em constante atualização, e 40% de conteúdo colaborativo, ou seja, aquele inserido pelos usuários, tais como Dicas, Relatos, Roteiros, entre outros. A área colaborativa do site é destinada principalmente aos turistas.

Fonte: ABETA

PRESIDENTE DA GOIÁS TURISMO VISITA A CHAPADA DOS VEADEIROS E FAZ O VOO DO GAVIÃO

O Secretário de Turismo do Estado de Goiás e Presidente da Goiás Turismo, Aparecido Sparapani, visitou Alto Paraíso nos dias 12 e 13 de maio para conhecer os principais atrativos turísticos e a estrutura turística do município. Pela primeira vez na região da Chapada dos Veadeiros, Sparapani ficou encantado com as belezas naturais. Almoçou no atrativo Rio da Lua, em São Jorge, visitou o Vale da Lua e ainda se aventurou na Tirolesa Vôo do Gavião, atividade de turismo de aventura oferecida pela operadora Travessia e certificada no SGS – Sistema de Gestão de Segurança.



Sparapani veio acompanhado da comitiva composta pelo Presidente da AGDR – Agência Goiânia do Desenvolvimento Regional – Wilter Campos Coelho e sua equipe técnica. A comitiva participou de reunião com demais Secretários de Turismo dos municípios do entorno da Chapada dos Veadeiros ouviu as necessidades para o desenvolvimento do turismo da região. Na reunião também esteve presente o chefe de gabinete da AGETOP, José Marcos de Freitas Musse. Na ocasião Musse garantiu que o término do asfalto do trecho da GO 239 que liga Alto Paraíso à São Jorge está entre as prioridades do governo. O Prefeito Álan Barbosa que os acompanhou durante a visita afirmou: “A mobilização de três importantes órgãos do governo reunidos em Alto Paraíso deixa evidente que chegou a vez de desenvolver o nordeste goiano e não podemos pensar em desenvolvimento separados, nosso desenvolvimento é positivo para os municípios vizinhos e vice versa”.

Fonte: ASCOM-Prefeitura de Alto Paraíso