terça-feira, 16 de agosto de 2011

Festival de Música Instrumental de Cavalcante 2011


Travessia Ecoturismo na Romaria do Vão das Almas


 




Nos dias 13 a 15 de agosto de 2011, aconteceu na Comunidade Kalunga do Vão das Almas, em Cavalcante - GO, a Festa do Divino Espiríto Santo, Império do Divino Espírito Santo e da Nossa Senhora D'Abadia com missas, sussa e muitos festejos para aproximadamente 1000 participantes. Ion David e Mara Rosa, respectivamente sócio-diretor e gerente admisnitrativa da Travessia Ecoturismo participaram do evento.



 

A população Kalunga é uma comunidade de negros, originalmente formada por descendentes dos primeiros quilombolas, ou seja, de escravos que fugiram do cativeiro e organizaram quilombos, passando a viver em relativo isolamento, construindo para si uma identidade e uma cultura próprias, com os elementos africanos de sua origem adicionados aos europeus dos colonizadores, marcados pela forte presença do catolicismo tradicional do meio rural. Desde 1991, toda área ocupada por esta comunidade foi reconhecida oficialmente pelo governo do estado de Goiás como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga, parte essencial do patrimônio histórico e cultural brasileiro. A área Kalunga, com mais de 230 mil hectares de cerrado protegido, é a maior comunidade remanescente de quilombo do Brasil, com cerca de 4.000 cidadãos que só tiveram contato com a "civilização" há menos de 30 anos. 



Adventure Sport Fair 2011


De 11 a 14 de agosto de 2011 em São Paulo, aconteceu o mais importante evento da América Latina dedicado aos esportes e ao turismo de aventura. Com 12 anos de sucesso, a Adventure Sports Fair se fortalece a cada nova edição, reunindo as principais marcas e destinos do mercado, as agências governamentais e as principais ONGs do setor.

A Travessia Ecoturismo participou do evento representado pelo sócio e gerente peracional, Hare. 

O Adventure Sport Fair atrai tanto o consumidor final quanto os investidores e empresários do setor.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Matéria Go Outside – Travessia Leste


A Revista Go Outside do mês de julho publicou uma matéria sobre 38 viagens incríveis pelo mundo - SONHE ACORDADO - Conheça os melhores lugares e as aventuras mais sensacionais do planeta para você curtir seu merecido descanso. 

O Roteiro Travessia Leste da Travessia Ecoturismo é uma das indicações da matéria.



Para maiores informações sobre o roteiro Travessia Leste acesse o nosso site: www.travessia.tur.br

Travessia participa do Salão do Turismo 2011



O Salão do Turismo, de 13 a 17 de julho em São Paulo, recebeu 87 mil visitantes somente nos quatro primeiros dias de evento. O número representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Durante o Salão do Turismo foi divulgado o projeto para incentivar visitação em cinco parques nacionais - Onças pintadas, ipês amarelos, araucárias, praias, imagens da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica. O Salão do Turismo reuniu, em São Paulo, um pouco das belezas naturais do Brasil para divulgar projeto de incentivo ao turismo e desenvolvimento do entorno em unidades de conservação do país. A mostra inclui cinco parques nacionais de todas as regiões do país. O projeto Turismo em Parques Nacionais e Entorno é uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae, Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), e a Associação Brasileira de Turismo de Aventura (ABETA).

O Diretor da Travessia Ecoturismo, Ion David, participou do Salão do Turismo e representou os empresários do setor na mesa de debates sobre a Integração da Cadeia Produtiva e Parques Nacionais, relativos ao Projeto de Turismo em Parques Nacionais e Entorno. Participaram ainda da mesa de debates representantes da ABETA, do ICMBio e do Ministério do Turismo.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Expedição de Canionismo de 06 a 11 de Setembro de 2011


Expedição de Canionismo

06 a 11 de Setembro de 2011 - 6 dias e 5 noites.

Situada no ponto mais alto do Planalto Central, com altitude média de 1200m a Chapada dos Veadeiros é conhecida como berço das águas, inúmeras nascentes brotam em seus campos úmidos, criando rios que formam grandes cachoeiras e cânions, quando descem do platô. A Chapada dos Veadeiros é considerado um dos melhores locais do Brasil para a prática do canionismo com seus incríveis cânions que a água esculpiu nas rochas ao longo de milhares de anos.


  



O canionismo consiste em um percurso por um rio, seguindo sempre o sentido da correnteza, driblando todos os seus obstáculos, como: cachoeiras, cânions, corredeiras e poços. Atividade que exige técnicas como o rappel, natação, salto, tirolesa, entre outras.



  


Neste roteiro iremos conhecer além do impressionante cânion do Farias, dois cânions no município norte da Chapada dos Veadeiros, Cavalcante.

Capivara, dentro do sítio histórico Kalunga, conquistado em 2006, com bastante volume de água, e varias piscinas verdes, tem um nível técnico médio, com quatro rapeis sendo dois por dentro d’água e dois pela lateral do cânion.


Ponte de Pedras, um impressionante cânion no limite norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na Serra Santana, com aproximadamente 300m de desnível e seis rapeis confinados, um deles em um cânion com menos de um metro de largura.


  



Roteiro:

1o dia 06/09 - Terça-Feira: Chegada e Oficina Técnica.

Recepção no aeroporto de Brasília – Chegada até 13h.
Transfer Brasília – Alto Paraíso (230 km)
Almoço em Alto Paraíso, Hospedagem em Alto Paraíso na pousada Recanto da Grande Paz ( incluso ).
Oficina técnica de canionismo, será um mini-curso com o objetivo de nivelar o conhecimento e técnica do grupo. A Oficina acontecerá na Pousada e abordará os seguintes temas:
Equipamentos individuais, Equipamentos coletivos, manutenção de equipamentos, técnicas utilizadas no canionismo, progressão, procedimentos, segurança, nós, ancoragens, leitura de croquis, preparação de mochilas e equipamentos para as atividades. 

2o dia 07/09 - Quarta-feira: Cânion do Farias.

Após o Café da manhã, faremos um traslado de 60km. Sairemos de alto Paraíso, passaremos pela crista da Serra Geral do Paranã, a borda Leste da Chapada, e desceremos no grande Vale do Farias visinho ao Vale do Macaquinho, já na região do Município de São João D’Aliança.
Chegando lá, pegaremos os equipamentos e faremos uma pequena caminhada até o início do Cânion do Farias, um dos mais belos e espetaculares cânions da Chapada.
Logo no início da Atividade, daremos um salto de 3m de altura, já dentro do cânion, logo chegamos no local do primeiro Rappel, uma impressionante descida de 50m dentro do cânion estreito e confinado, o final da descida, em uma piscina e logo o segundo rappel com 8m dentro do cânion.
Após as descidas, caminharemos no interior do cânion, com paredes estreitas de quase 100m de altura, em alguns trechos as paredes se fecham na parte superior, dando a impressão de estarmos dentro de uma caverna.
Após caminhar aproximadamente 800m por dentro do cânion, chegamos na saída, em um platô, e logo em seguida chegamos na próxima cachoeira, com 50m de altura dentro de um cânion, desta vez mais aberto.
Logo após chegaremos no cânion do Funil, onde o rio passa por uma canaleta e cai em uma cachoeira projetada, faremos um rappel por dentro da canaleta, passaremos por trás da cachoeira e chegaremos em uma piscina dentro do cânion, nadaremos por esta piscina e chegaremos em uma praia de pedras, onde faremos um lanche e mudaremos as vestes para iniciar a caminhada do retorno.
Voltaremos para Alto Paraíso.
Jantar e hospedagem em Alto Paraíso.

3o dia 08/09 - Quinta-feira: Deslocamento para Cavalcante / Santa Barbara.

Acordaremos cedo, tomaremos o café da manhã, arrumaremos os equipamentos.
Em seguida iremos para Cavalcante e visitaremos a cachoeira Santa Barbara, na comunidade Kalunga, com 30m de altura, um belo rio de águas verde esmeralda com grandes piscinas.
No final do passeio faremos um almoço preparado pelos Kalungas na vila Engenho.
Montaremos o acampamento no Engenho, passaremos a noite lá e nos organizaremos para a atividade do dia seguinte.
Jantar no Engenho.

4o dia 09/09 - Sexta-feira: Cânion Capivara.

Acordaremos cedo, tomaremos o café da manhã e caminharemos por 1km até o local da nossa atividade, desceremos o Cânion Capivara, conquistado em 2006, com bastante volume de água, e varias piscinas verdes, tem um nível técnico médio, com quatro rapeis sendo dois por dentro d’água e dois pela lateral do cânion, o ultimo alto, com 85 metros!
Voltaremos pela trilha cavaleira usada pelos Kalungas.
Jantaremos na casa do Sirilo, nosso anfitrião Kalunga.
Após o jantar, seguiremos para nossa pousada em Cavalcante, próximo a Ponte de Pedras.

5o dia 10/09 – Sábado: Cânion Ponte de Pedras.

Neste dia visitaremos um dos mais impressionantes atrativos da chamada “Calha Norte do Parque Nacional” a Ponte de Pedras.
Acordaremos bem cedo, faremos uma caminhada de 7 km com grau de dificuldade médio. A ponte de Pedras fica no limite norte do Parque Nacional, um impressionante arco de pedras natural com 30m de altura passando por cima do Rio São Domingos, o divisor natural do Parque. Teremos uma bela vista do final da Chapada pelas escarpas da Serra Santana e do Vão do Paranã.
O Cânion da Ponte de Pedras exige técnica e agilidade do grupo, pois é longo, com seis rapeis entre eles dois com mais de 60m de altura em espaços confinados. É um cânion de rara beleza, pois tem vistas belíssimas do fim da Chapada dos Veadeiros.
O primeiro Rapel em uma fenda com menos de um metro de diâmetro. Passaremos por um trecho de natação até o arco de pedras.
Em seguida um rapel com 60 metros, no meio de um gigantesco cânion. Em seguida passaremos por um trecho de caminhada em grandes blocos de rocha.
Mais dois rapeis com 25 m cada e chagaremos na grande janela da Chapada, com vistas do vale do Rio Claro.
Mais um rapel de 60m, trechos de desescalada e o ultimo rapel com 30m.
Após o fim do cânion teremos uma caminhada de aproximadamente uma hora e mais uma hora de carro até a pousada.
Teremos um jantar quando regressarmos.

6o dia 11/09 – Domingo: Retorno.

Acordaremos e tomaremos o café da manhã, organizaremos o equipamento e seguiremos para Alto Paraíso.
Almoçaremos em Alto Paraíso.
Retorno para Brasilia após o almoço.

Observações:

Saída com no mínimo, 6 pessoas.
Além dos cuidados extremos com a segurança de todos que participam da expedição, é realizado um Plano de Ação Emergencial, incluindo o plano de Emergência, contato protocolado com Hospitais locais e regionais, Grupo de Busca & Salvamento e Corpo de Bombeiros, contratação de seguro especializado. Os cânions percorridos durante a expedição são vistoriados previamente pela equipe de Guias.
O roteiro pode ser modificado, de acordo com o grupo ou fatores climáticos.
Trazer: NEOPRENE – Long, Roupas de frio, leves e de banho, cantil, tênis aquático, mochila, protetor solar, chapéu, repelente.
Reservas com no mínimo 10 dias de antecedência.

Condutor Líder da expedição:
Ion David - Técnico em Turismo de Base Comunitária, Fotógrafo, Canionista, Sócio diretor da empresa Travessia Ecoturismo, pioneira na implementação de várias modalidades de turismo de Aventura na Chapada dos Veadeiros:  Canionismo, Arvorismo, Rappel em Cachoeiras, Tirolesa, Trekking, expedições 4X4.
Sócio Fundador da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Participou das Comissões de Estudo para a elaboração das Normas Técnicas ABNT de Produto de técnicas Verticais, Procedimentos de Técnicas Verticais, Condutor de Canionismo e Cachoeirismo, e Sistema de Gestão de Segurança. Participou da fundação do GBS, Grupo de Busca & Salvamento da Chapada dos Veadeiros, em 1998.
Participou da conquista de inúmeros cânions da Chapada dos Veadeiros, entre eles: Complexo do Rio Macaquinho, Macaco, Afluente Azul, Farias, Curriola, entre outros.
Em 2004 organizou o V Encontro Brasileiro de Canionismo e em 2008 o IX Encontro Brasileiro de Canionismo, contando com a presença dos principais canionistas do Brasil.

Valores - Entre em contato e solicite nossas tarifas.